terça-feira, 26 de agosto de 2008

Caixa lança Guia de Sustentabilidade Ambiental

Em evento realizado ontem (25), na Caixa Cultural, em São Paulo, foi lançado o Guia Caixa de Sustentabilidade Ambiental, publicação que se torna referencial na identificação e avaliação ambiental de terrenos urbanos com potencial de contaminação.
O Guia também difunde e esclarece a metodologia desenvolvida pelo Projeto Revita, que capacita equipes técnicas na definição de instrumentos e procedimentos para intervenções sustentáveis de reabilitação de áreas urbanas contaminadas. O Projeto, pioneiro no segmento financeiro, foi desenvolvido pela Caixa por meio de parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Agência Alemã de Cooperação TécnicaGTZ.
Durante a cerimônia de lançamento, o gerente nacional de Meio Ambiente (GEMEA), Jean Benevides, falou sobre o novo modelo de gestão da Caixa, destacando que "hoje, quando é feita a avaliação de risco de uma empresa, já se considera a importância social do projeto e a questão da preservação do meio ambiente". Para ele, o trabalho "reflete a crescente preocupação da Caixa com o tema e dá passos concretos em prol da política ambiental e do desenvolvimento sustentável do País".
Para essa primeira edição do Guia, estão sendo distribuídos 1.000 exemplares, inicialmente em São Paulo e Rio, para as áreas de Desenvolvimento Urbano da Caixa e entidades externas especializadas, como secretarias de governo, órgãos ambientais, ONGs e universidades.
A metodologia do Projeto Revita utiliza instrumentos simples e ilustrativos de reconhecimento e de avaliação do potencial de contaminação do terreno e seu entorno. Na fase de teste, os procedimentos foram adotados com eficiência em São Paulo e Rio de Janeiro, cidades que passaram por forte processo de urbanização e ocupação de imóveis onde antes funcionavam atividades industriais ou que eram utilizadas como depósitos de resíduos. Tais situações exigem medidas para evitar riscos à saúde da população e minimizar riscos operacionais e financeiros inerentes aos investimentos em empreendimentos nesses locais

Nenhum comentário: