terça-feira, 23 de setembro de 2008

PRÉ-SAL e EDUCAÇÃO

Haddad: pré-sal faz Brasil mirar educação com nível dos EUA

O Brasil pretende usar recursos do petróleo encontrado na camada pré-sal da bacia de Santos para investir pesado na educação e elevar o País ao patamar dos Estados Unidos e da Espanha em pouco mais de uma década, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta terça-feira.

"A meta final do plano nacional até 2021 é que nós atinjamos a média (educacional) de países da OCDE (Organização para a Cooperação Econômica e o Desenvolvimento), como Espanha e Estados Unidos", afirmou o ministro.

Para chegar a esse resultado e fechar os gargalos do sistema, não há equação diferente do que investir entre 6% e 7% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação, defende Haddad.

A Unesco recomenda aportes da ordem de 6% e países OCDE aplicam em média 5% de suas riquezas. O Brasil investe atualmente cerca de 4% de seu PIB no setor.

"O esforço que o Brasil tem que fazer para superar o atraso educacional tem que ser maior que a média", argumentou o ministro.

Segundo Haddad, este "empreendimento educacional" já está em curso, mas os recursos do pré-sal "viabilizam a sustentabilidade deste plano". O governo mais que dobrará os aportes em educação de 2003 até o ano que vem.

Em termos nominais, o orçamento da pasta passará de R$ 21 bilhões para R$ 48 bilhões em 2009.

Gargalos
Educação de baixa qualidade e escassez de mão-de-obra qualificada são apontadas por analistas como dois dos principais obstáculos ao desenvolvimento do Brasil.

Após a descoberta das megareservas de petróleo na camada pré-sal no ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotou o mantra de que os recursos obtidos com a produção da commodity serão usados para "resolver os problemas da educação" no País.

Apesar do boom das commodities e os bons resultados econômicos dos últimos anos, o Brasil ainda enfrenta problemas educacionais históricos que inibem a competitividade do País lá fora.

O Ministério da Educação tenta atacar três grandes gargalos: um passivo de 18 milhões de analfabetos; evasão de alunos no ensino médio (antigo segundo grau) na ordem de 5 milhões de alunos por ano e enorme carência de professores no ensino médio.

Haddad definiu quatro tarefas principais e pretende acelerá-las com o dinheiro do petróleo: aumentar a formação de professores e acesso ao ensino infantil, assim como ampliar a oferta de vagas em escolas técnicas e em universidades.

"Precisamos de um esforço adicional que os recursos do pré-sal podem ajudar", afirmou. Lula encomendou ao ministro um plano adicional para a educação contemplando a nova descoberta do petróleo.

Sobressaltos
Estimativas do setor apontam que, com o pré-sal, só a Petrobrás mais do que dobrará a demanda por profissionais qualificados para a construção de navios, refinarias e sondas de exploração petrolífera.

Para Haddad, o Brasil terá tempo e condições de sobra para suprir a necessidade de mão-de-obra qualificada. "O Brasil está em ritmo acelerado de expansão (de novas vagas em universidades) e poderá enfrentar esse desafio sem sobressalto", assegurou.

"Pode haver gargalos em um ou outro caso e em uma ou outra região, mas o País como um todo está se preparando para isso."

Nenhum comentário: