sexta-feira, 15 de maio de 2009

Novo ENEM

O ministro da Educação, Fernando Haddad, acatou nesta quinta-feira à proposta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) de universalizar a prova do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Hoje a participação no Enem é voluntária, mas, pela proposta, passaria a ser obrigatória para todos os estudantes da rede pública.

O anúncio foi realizado durante encontro para conhecer os conteúdos do vestibular unificado. No encontro, realizado no Ministério da Educação (MEC), Haddad pediu um estudo de logística para garantir que os estudantes tenham acesso aos locais de prova em todo território nacional.

A ideia é que com a universalização, o Enem passe a certificar a etapa. Ou seja, para obter o diploma do ensino médio, o aluno precisará participar da prova e alcançar uma nota mínima, que será determinada por cada secretaria de Estado. Em 2008, quatro milhões de alunos se inscreveram no exame.

Ontem, o ministro divulgou a matriz de habilidades do novo Enem. Segundo ele, a prova será mais focada na compreensão de problemas do que na memorização de datas ou fórmulas. Segundo Haddad, os conteúdos cobrados na edição de 2009 permanecerão os mesmos ministrados hoje pelo ensino médio.

A matriz desses conteúdos foi apresentada na manhã de hoje aos secretários de Educação, que aprovaram a proposta. O documento será divulgado ainda hoje no site do MEC


vao roda tudossssssssssssssss hahahuashduhasdh

Nenhum comentário: