quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ciber piratas chineses!!

Mensagens eletrônicas com informação sensível do governo e do exército dos Estados Unidos foram "pirateadas" pela estatal chinesa de telecomunicações, China Telecom, no começo deste ano, denunciou nesta quarta-feira o relatório anual da Comissão de Revisão de Economia e Segurança China-EUA, do Congresso dos Estados Unidos.

Por 18 minutos, no dia 8 de abril, a estatal chinesa redirigiu o trânsito do correio eletrônico desde e para sites do Senado americano, do Departamento de Defesa e "muitos outros", como da agência espacial Nasa e do Departamento de Comércio, através de servidores chineses.

"Não sabemos o que foi feito (com os dados) quando tiveram acesso a eles", disse o parlamentar Larry Wortzel à imprensa nesta quarta-feira, assinalando que não ficou determinado claramente se o tráfico feito pela China Telecom foi intencional e autorizado pelo governo chinês.

Os esforços atuais de pessoas e organizações chinesas para penetrar nas redes americanas "parecem mais sofisticados do que as técnicas usadas no passado", advertiu a vice-presidente da comissão, Carolyn Bartholomew.

"A amplitude da escala e o importante conteúdo em termos de inteligência" nos casos recentes de penetração em redes americanas por parte da China, "sugerem algum nível de apoio estatal a estas atividades", disse Bartholomew.

A empresa líder de segurança na internet McAfee alertou para um aumento de ciberataques com objetivos políticos, apontando também a China como um dos principais autores de ataques a redes estrangeiras.

Nenhum comentário: