Pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos EUA analisaram amostras de duas mil salas de bate-papo na Internet e que cobriam o jogo ‘World of Warcraft’, para ver o que os jogadores falavam e perceberam que os fãs do jogo passaram a ter um entendimento sistêmico ampliado e uma capacidade aperfeiçoada de entendimento de cenários, análise preditiva e o uso da matemática para investigar problemas. Aqui, acrescento a minha experiência particular: o jogo, assim como outros games de treinamento, parte da premissa de que há um universo limitado de recursos, portanto é preciso elaborar uma estratégia que busque otimizar seu aproveitamento. Daí, a capacidade estendida em termos de comportamento estratégico para os usuários do game WOW (como também é conhecido).
A maior preocupação do gestor na hora de pensar em treinamento está, claro, no retorno final, qualquer que seja o treinamento. Falando dos games em geral, uma das limitações mais usuais é a de que o game não reflete a realidade das operações comerciais. E o que pode ser feito diferente para agregar ainda mais valor a este método? É simples: aproxime-o dessa realidade: a cada etapa de um possível game para, por exemplo, um treinamento de Técnicas de Vendas, pare, discuta o conceito, aproveite a turma reunida e sua provável heterogeneidade e exercite usando a vida real como pano de fundo. Use e abuse de role plays. Faça extensas listagens de características e benefícios, e só então parta para o game.
Meta joga!!! mas de olho na aplicabilidade comercial do que se aprende jogando ;)
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