sábado, 8 de maio de 2010

CAIXA é líder absoluta do mercado de poupança com 34% de market share

A Caixa Econômica Federal encerrou o mês de abril com captação líquida de R$ 996,3 milhões, a maior já apresentada neste mês, nos últimos 5 anos. Com este resultado, a CAIXA já registra até abril de 2010 o montante de R$ 112,5 bilhões em saldo, o que representa 34% do mercado de poupança.

Segundo dados do Banco Central, o mercado registrou no mês uma captação líquida de cerca de R$ 1,7 bilhão, o que significa que a captação líquida registrada pela CAIXA representou 59% da captação do mercado em abril.

Mesmo com a recente elevação na taxa SELIC para 9,75% a.a., a poupança continua com uma excelente rentabilidade, especialmente para aplicações de curto prazo. Para um CDB de varejo alcançar a rentabilidade apresentada pela poupança deve pagar acima de 90% do CDI e para um fundo de investimentos de varejo é necessário praticar uma taxa de administração, no curto prazo, inferior a 1,5% a.a.

A atratividade da poupança sobre outros investimentos deve-se à isenção de Imposto de Renda, que incide sobre os rendimentos auferidos por esses investimentos e varia de 15% a 22,5%, conforme o prazo.

Segundo o vice-presidente de Pessoa Física da CAIXA, Fábio Lenza, o produto ganha credibilidade a cada dia. “Com o aumento de 0,75% na taxa SELIC, a poupança passou a oferecer uma rentabilidade líquida de aproximadamente 70,4% do CDI. Poucos produtos apresentam uma rentabilidade neste patamar com a mesma segurança e liquidez da poupança, especialmente quando falamos de investimentos de curto prazo”, afirma Lenza.

A CAIXA conta hoje com mais de 37 milhões de poupadores. Neste ano, já foram abertas mais de 1,2 milhão de novas cadernetas, o que representa uma média de 300 mil novas contas por mês.

O produto é bastante procurado pelos benefícios que oferece. A poupança da CAIXA é isenta de tarifa de manutenção, não possui valor mínimo para sua abertura, são aceitos depósitos em qualquer dia do mês e não há incidência de IRPF. A segurança e a liquidez, grandes atributos da poupança da CAIXA, somadas à facilidade de acesso e simplicidade de suas regras, tornaram o produto ao longo do tempo a aplicação mais tradicional e popular dentre todas as opções existentes de investimento financeiro oferecidos pelo mercado.

A solidez e a tradição da CAIXA garantem a liderança histórica do produto. Basta lembrar que, pela 8ª vez consecutiva, a Instituição foi ganhadora do prêmio TOP OF MIND, oferecido pelo Instituto Datafolha, como a marca mais lembrada pelos brasileiros quando o tema é POUPANÇA.

PERFIL DO POUPADOR

Segundo pesquisas realizadas pela CAIXA, 41% dos poupadores estão na faixa de 21 a 40 anos e não há predominância de gênero. As mulheres são a maioria nos segmentos de menor renda, onde respondem por 54%, e os homens predominam nos patamares de maior renda, onde respondem por 60%. O atual processo de recuperação na renda do brasileiro teve reflexo no perfil do poupador: em fevereiro de 2008, os clientes do segmento de baixa renda respondiam por 68,4% do universo total de poupadores e o segmento de classe média por 26,69%. Em dezembro de 2009, a representatividade do segmento de classe média subiu para 31,5%, um aumento de 4,8% em menos de dois anos. Esse comportamento pôde ser observado em todas as regiões do Brasil, sendo que a Região Centro-Oeste apresentou a maior migração, visto que a representatividade do segmento de classe média apresentou crescimento de 6,4%.

Os poupadores são pessoas preocupadas em guardar, economizar, garantir seu próprio futuro ou de sua família, que buscam estar prevenidos diante de situações emergenciais ou que utilizam a poupança para viabilizar um projeto seguro de realização dos seus sonhos

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